Bebedouros

O bebedouro é um excelente equipamento que fornece água pura para matar a sua sede e manter a hidratação do corpo. Para livrar o líquido de impurezas, ele tem um recurso chamado de filtro, fundamental para garantir a qualidade da água que chega em nossas casas.

Com o passar do tempo, esse elemento perde as suas propriedades e eficiência. Por isso, é necessário realizar a troca de filtro periodicamente. Quer entender quando e por que ela precisa ser feita? É só conferir o post!

Qual a importância de realizar a troca de filtro?

O filtro é responsável por remover partículas de areia, barro, ferrugem e outros elementos que podem contaminar a água no caminho até o seu copo. Além disso, ele diminui o excesso de cloro contido no líquido.

Para realizar sua função com qualidade e deixar a água em perfeitas condições para o consumo, ele precisa estar sempre em bom estado. O primeiro passo é escolher um bom filtro. Depois disso, é importante ficar atento e observar a existência de sujeira, para realizar a troca no tempo correto.

Por qual motivo o filtro de água se desgasta?

O filtro é projetado com uma vida útil específica, estipulada pelo fabricante. Como o seu trabalho é reter as impurezas dentro dele, chega uma hora que o acúmulo de sujeira é muito grande e, por isso, ele perde sua eficiência.

Além disso, o filtro tem carvão ativado para retirar o excesso de cloro da água. A saturação desse elemento acontece depois de um determinado número de litros filtrados. Quando esse limite é ultrapassado, ele perde suas propriedades.

Qual é o intervalo de tempo correto para realizar a troca?

Em alguns filtros, o fabricante coloca uma etiqueta que indica qual é o período correto para fazer a substituição. Quando o equipamento não traz essa data, a mudança pode ser realizada em caráter preventivo a cada seis meses.

Também existem outros fatores que podem reduzir ou estender a vida útil do filtro. Se o local onde o bebedouro está instalado tem um fornecimento de água com muitas impurezas, elevada concentração de cloro ou cuja origem seja um poço artesiano, a vida útil será bem menor. Já em locais onde ela é fornecida praticamente purificada, o filtro terá menos trabalho e sua duração será maior.

Para saber se já está na hora da troca, fique atento a duas coisas: diminuição da vazão no bebedouro ou gosto diferente. Esses são sinais de que o filtro não consegue realizar sua função ou de que está sujo e a concentração de impurezas não deixa a água fluir normalmente.

Deixar de realizar a troca de filtro de água acarreta alguns problemas, como o líquido com sabor estranho ou baixa vazão. Por isso, é essencial manter os cuidados com o seu bebedouro em dia. Só assim será possível garantir o fornecimento de água limpa e de boa qualidade.